Bolo de Coco

Você sabia que o coco é um dos alimentos mais saudáveis do mundo? Se você tem fácil acesso à essa maravilha, considere-se uma pessoa de sorte. Pesquisadores descobrem mais e mais evidências que a combinação única de ácidos graxos encontrados no coco tenha impactos muito positivos e profundos sobre a saúde em geral.

Benefícios do Coco
Conheça algumas razões pelas quais o coco deve ser incluído na dieta:

  • As gorduras saturadas do óleo de coco tem muitas propriedades medicinais: A razão pela qual o coco tem sido tão criticado por aqueles preocupados com a boa saúde é que quase todos os seus ácidos graxos são gorduras saturadas que agora as pessoas ligam com níveis elevados de colesterol e doenças cardíacas. No entanto, esse mito tem sido amplamente desbancado e muitos estudos em larga escala ter sido feito para refutar a ideia de que as gorduras saturadas entopem as artérias e levam a problemas cardíacos. Foi descoberto que os ácidos graxos nos quais o coco é tão rico vão direto para o fígado a partir do trato digestivo e lá são usados como fonte de energia rápida ou transformado em compostos chamados corpos cetônicos, que pode ter um efeito terapêutico em distúrbios cerebrais, como a epilepsia ou a doença de Alzheimer.
  • Dietas à base de coco estão entre as mais saudáveis do mundo: Enquanto o coco ainda é considerado uma espécie de alimento exótico nos Estados Unidos, há muitas culturas onde o coco é um produto básico em suas dietas — o equivalente ao trigo ou milho nos EUA. E essas culturas têm prosperado com esta dieta por muitas gerações. O melhor exemplo disso são os Tokelauanos, uma pequena população no Pacífico Sul, que consome uma dieta que é de 60% à base de coco e praticam uma culinária com uma das maiores concentrações de gordura saturada no mundo. Mas mesmo assim eles estão em excelente saúde e não mostram nenhuma evidência de doença cardíaca.
  • O óleo de coco aumenta a energia e a queima de gordura: Muitas pessoas que estão lutando para chegar a um peso ideal vão descobrir que o coco podem realmente ajudá-las em sua busca. Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) no óleo de coco podem aumentar o gasto de energia, às vezes por até 5%, ou o equivalente a 120 calorias por dia. Este gasto extra pode ser uma poderosa ajuda para perda de peso.
  • O coco tem propriedades antimicrobianas: Uma substância chamada ácido láurico constitui cerca de 50% dos ácidos graxos encontrados no óleo de coco e, quando digeridos, forma um monoglicérido chamado monolaurina; estas duas substâncias foram demostradas que matam agentes patogênicos prejudiciais no corpo, incluindo bactérias, vírus e fungos. Isto inclui as bactérias perigosas como Staphylcoccus aureus e Candida albicans, as quais são responsáveis por infecções fúngicas.
  • O óleo de coco é um supressor natural do apetite: Outra razão que o coco pode levar à uma dieta saudável é que ele naturalmente suprime o apetite, podendo levar à redução geral do total de calorias ingeridas. Um estudo mostrou que quando diferentes quantidades do coco rico em TCM foram ingeridas por homens, os que recebem mais, comeram em média, 256 calorias a menos por dia. Se acredita que isto é por causa dos corpos cetônicos formados quando o coco é digerido, os quais tem sido indicados que reduzem a fome naturalmente.
Print Recipe
Bolo de Coco
Seja para servir no café da tarde ou para matar a vontade de doce, essa receita é ideal para quem não abre mão de um bolo saboroso.
Refeição Sobremesa
Rendimento
Ingredientes
Refeição Sobremesa
Rendimento
Ingredientes
Instruções de preparo
  1. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve. Reserve.
  2. Em um recipiente peneire a farinha e acrescente a ela o açúcar e o sal, misturando os ingredientes.
  3. Acrescente as gemas e o óleo de coco, misturando até que fique homogêneo.
  4. Acrescente à mistura as claras em neve e o fermento, incorporando todos os ingredientes delicadamente.
  5. Em uma forma untada, despeje a massa e acrescente o coco ralado a gosto por cima. Asse em forno pré-aquecido à 180ºC por meia hora. Você pode cobrir o bolo com coco ralado para enfeitar.
Notas da Receita

E quando pensar em coco, não se esqueça da MercaFruty!

São diversas as opções de produtos, como polpas e frutas congeladas com entrega para Curitiba e Região Metropolitana. Conheça todos os produtos em nossa seção Produtos.

Fontes:
Beleza e Saúde
DietaJá

Compartilhar